terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Teoria de Yin e Yang e Diagnóstico no Shiatsu


YIN E YANG
A unidade Ki ou Chi manifesta-se em dois aspectos opostos e complementares: Yin e Yang, sendo que se pode dizer que Yin é o princípio negativo e Yang o positivo.
Para que haja a saúde física e mental é necessário que exista perfeito equilíbrio e harmonia do fluxo de energia no organismo, pois o bloqueio dessa energia é o primeiro estágio para se desenvolvimento de doenças.
Qualquer ser vivo, fenômeno, objeto, etc., ocorre da inter-relação constante de Yin e Yang. A diversificação da unidade é constituída pela manifestação desses dois aspectos antagônicos de energia, que formam um infinito de combinações e constituem o universo.
A vida desenrola-se dentro de um equilíbrio psico-bio-energético, de acordo com as leis da natureza e suas manifestações energéticas, dentro da polaridade Yin e Yang. Sendo que esta oposição energética serve para os orientais como base para sua filosofia e terapêutica.
Podemos citar como exemplos da polaridade de Yang e Yin na natureza:
  • O céu forma-se pela acumulação de Yang. A terra por acumulação de Yin;
  • Yin está sempre calmo. Yang sempre agitado;
  • Yang se transforma em energia. Yin para criar vida natural.
  • O sol e as estrelas são Yang. A lua e os planetas são Yin.
Yin e Yang
Tao: Yin e Yang
Podemos apresentar alguns dos diversos aspectos antagônicos de Yang e Yin, conforme as obras de Mann, Oshawa, Beau e Worsley.
Yang
Yin
Sol
Lua
Quente
Frio
Macho
Fêmea
Ativo
Passivo
Duro
Mole
Número Ímpar
Número par
Primavera e verão
Outono e primavera
Luz
Escuridão
Leve
Pesado
Sistema Nervoso Simpático
Sistema Nervoso Parassimpático
Fogo
Água
Costas
Abdomen
Febril
Frio
Agudo
Crônico
Centrípeto
Centrífugo
Vermelho
Roxo
Salgado
Amargo





DIAGNÓSTICOS NO SHIATSU
A palavra diagnóstico no Shiatsu não é usada em referência a doenças e sintomas, ma a qualidade (Kyo ou Jitsu) da energia de cada uma dos meridianos. Não estamos, enfim, procurando enfermidades específicas, mas trabalhando com as bases da existência do cliente seu sistema energético. Para realizarmos corretamente esse diagnóstico necessitamos não só de conhecimento, mas também de sensibilidade de percepção, intuição e muita prática.
Na terapia oriental, temos quatro métodos de diagnóstico:
  1. Bo-Shin – É o diagnóstico geral através da observação visual. Começa no instante em que entramos em contato com o cliente. Postura, atitude, cor, expressão da face, expressão física, tudo que pode ser percebido visualmente é levado em conta;
  2. Bun-Shin – Diagnóstico através de sons. Tom de voz, ruídos do funcionamento orgânico (respiração, circulação, digestão) – a audição é o canal de percepção utilizado no bun-shin;
  3. Mon-Shin – Diagnóstico através de perguntas. Conversando com o cliente, conhecendo seu estilo de vida, seus problemas físicos e emocionais, que áreas do corpo ele sente mais tensas, etc., nos ajuda a compreender seus possíveis desequilíbrios energéticos. Em mon-shin temos que observar as reações do cliente enquanto ele fala, e aprender a ouvir o que ele “não diz”;
  4. Setsu-Shin – Diagnóstico através do toque. No setsu-shin, quando tocamos uma área compreendemos o funcionamento do corpo como um todo. E não apenas a área tocada.
No shiatsu, setsu-shin é o diagnóstico definitivo – o mais importante, já que está integrado à própria aplicação da técnica. As principais formas setsu-shin no Shiatsu são o diagnóstico-terapia da área abdominal, ou Hara (Ampuku) e o diagnóstico dos meridianos (através de toques e alongamentos).
No shiatsu, diagnóstico e tratamento se confundem – são uma coisa só. Quando pressionamos determinada área no Hara, por exemplo, a estamos tratando e diagnosticando ao mesmo tempo.
Tratamento é diagnose, diagnose é tratamento. Na verdade, o diagnóstico consiste na observação criteriosa do cliente durante a aplicação da técnica. Como determinada área reage a pressão, seu grau de rigidez, de sensibilidade, se o corpo se contrai com o toque, o cheiro que exala, etc. – tudo é analisado dentro de um contexto. O diagnóstico então se aprofunda enquanto vamos trabalhando e respondendo às necessidades do corpo do cliente.


KIO E JITSU
Kio é a condição de carência de energia, Jitsu a de excesso. Quando a pessoa está saudável, a energia flui livremente pelos seus meridianos. Qualquer desequilíbrio, por menor que seja (uma noite mal dormida, comida imprópria, uma discussão) nos afeta em nossa totalidade – corpo, mente, sistema energético. O sistema energético representa a essência de nossa existência. Nele os desequilíbrios se manifestam sob a forma de estagnações de energia nos meridianos. Nessas estagnações, alguns meridianos se encontram “sobrecarregados” (Jitsu) e outros “esvaziados”, com pouca energia (Kio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário