segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Terapias Complementares no Cuidado de Enfermagem/ Entrevista Revista Nursing

Nursing - No ponto de vista da senhora, qual é a definição mais correta para a expressão Terapia Complementar? 



Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - Terapia complementar em saúde (TCS) é um termo amplo que compreende um leque de práticas de cura, muitas delas milenares e atreladas a tradições culturais que são utilizadas junto com a medicina convencional. As terapias alternativas que possuem um método próprio de diagnóstico e tratamento das doenças, também podem ser utilizadas como práticas complementares aos métodos convencionais como, por exemplo, a medicina tradicional chinesa. Gosto da definição do National Institutes of Health's National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM) que as define comoaquelas que estão fora do domínio da medicina convencional e ainda não estão validadas pelo método científico. 

Nursing - Qual é a importância da terapia complementar para a vida profissional do enfermeiro? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - A utilização de TCS pelo enfermeiro é importante, pois o equilíbrio mente corpo é vital também para ele que lida constantemente com o processo saúde doença, vida-morte e sofrimento no atendimento aos pacientes. As TCS não têm apenas um papel na melhoria de problemas físicos ou no equilíbrio da mente corpo, mas também no desenvolvimento da auto-consciência, aumentando a percepção de cada um sobre si mesmo. Neste exercício, o indivíduo também passa a prestar mais atenção no outro, o que contribui no relacionamento terapêutico que se estabelece entre o enfermeiro e o paciente permitindo-lhe identificar melhor as necessidades em saúde do paciente.
O trabalho na equipe multidisciplinar muitas vezes é permeado por conflitos interpessoais, o que gera estresse, e o uso das TCS pode ajudá-lo a se manter em harmonia e, assim, favorecer a comunicação interpessoal. Além desses aspectos, o enfermeiro pode incluir as práticas complementares em sua prática ou se tornar um terapeuta especializado em alguma delas, com a vantagem de já ter recebido uma educação formal para a assistência. Ser um terapeuta de qualquer prática complementar em saúde é uma questão de afinidade com a técnica e com os princípios filosóficos de cada terapia. O fato de o COFEN reconhecer o enfermeiro como especialista, se ele freqüentou um curso formal com no mínimo 360 horas, é um avanço na profissão, pois permite ao enfermeiro exercer atividades como autônomo abrindo sua própria clínica de atendimento, além de poder atuar na assistência ao paciente internado ou em atendimento ambulatorial, aplicando as terapias quando julgar necessário, se o paciente estiver de acordo. 

Nursing - Como as terapias complementares podem auxiliar no trabalho do enfermeiro? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - Os enfermeiros cuidam do paciente e também diagnosticam suas necessidades de cuidado e, portanto, é imprescindível que tenham um conhecimento sobre as TCS, bem como da interação entre as TCS e os tratamentos alopáticos para garantir a segurança do paciente. Os enfermeiros precisam não só conhecer os motivos que levam as pessoas a utilizar as TCS, mas também saber como abordar este assunto com o paciente sem julgá-lo. Estudos apontam que a maioria dos pacientes não menciona o uso de TCS por acreditar que o profissional de saúde irá repreendê-lo, o que de certa forma tem um cunho de verdade, pois muitas das terapias energéticas são vistas com ceticismo por alguns profissionais. É importante o enfermeiro conhecer quais são as práticas complementares usuais em sua comunidade e o seu modo de ação para poder orientar o paciente que demonstre interesse em utilizá-las.
Existem estudos em pacientes cirúrgicos que mostram como a falta de avaliação sobre a utilização de TCS pode comprometer a segurança do paciente no período anestésico cirúrgico, principalmente com relação à utilização de determinados fitoterápicos que podem interferir no tempo de coagulação ou interagir com determinados medicamentos anestésicos.
De certa forma as TCS sempre estiveram presentes no cuidado de enfermagem, porque este sempre se pautou no cuidado integral ao paciente, considerando seus aspectos biopsiosociais e espirituais. Florence Nightingale em seus escritos já mencionava a importância da beleza, das cores, da luz e da natureza na cura dos pacientes. Os enfermeiros geralmente participam das decisões por ocasião de construção ou reformas nos serviços de saúde. Neste momento, se tiverem algum conhecimento de cromoterapia ou feng shui, podem dar alguma sugestão sobre cores dos ambientes ou disposição dos espaços. A presença de obras de arte ou de música no ambiente hospitalar podem diminuir o estresse, a ansiedade e melhorar o humor com efeito positivo sobre a equipe multiprofissional, pacientes e familiares. Da mesma maneira podem ser aspergidos óleos essenciais (aromaterapia) e Florais de Bach no ambiente.
Embora eu tenha a tendência a me referir às TCS como aquelas que envolvem princípios de campo de energia, não se pode omitir que a suplementação alimentar e as atividades físicas também são tidas como práticas complementares em saúde e são freqüentemente mencionadas pelo enfermeiro em suas atividades de educação em saúde e promoção à saúde. 

Nursing - Quais as técnicas mais utilizadas? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - Não saberia apontar quais técnicas complementares são as mais utilizadas pelos enfermeiros. O fato de algumas TCS serem oferecidas em cursos de especialização senso lato, como a terapia floral, fitoterapia e toque terapêutico talvez sejam as mais praticadas entre os enfermeiros, embora se encontrem enfermeiros acupunturistas ou que utilizem a música, óleos essências, iridologia, massagens, entre outras, na sua prática assistencial.
À medida, que forem divulgados resultados de investigação científica que evidenciem a efetividade das TCS, creio que diferentes técnicas serão buscadas pelos enfermeiros. 

Nursing - Existem provas científicas que apontam que as terapias complementares 
apresentam resultados positivos? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - Existem estudos que mostram resultados positivos com a utilização de TCS. Os resultados nas áreas de acupuntura e homeopatia já estão consolidados e estas já são tidas como especialidade médica.
Ainda são poucos os estudos com bons desenhos metodológicos e ensaios clínicos randomizados que tragam evidências científicas a respeito da efetividade das demais TCS no processo de cura. A maioria das pesquisas aponta para melhora na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.
As TCS têm sido objeto de investigação de alguns mestrandos e doutorandos na enfermagem, o que tem ampliado o conhecimento sobre o tema, como por exemplo, no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo já se desenvolveram estudos em musicoterapia, iridologia, toque terapêutico, florais de Bach.
Na área de obstetrícia existem estudos sobe a utilização de aromaterapia para diminuir a ansiedade da paciente no momento do parto, ou utilização da reflexologia no período que antecede ao parto. A musicoterapia mostrou resultados positivos na diminuição da dor em pacientes com dor crônica e diminuição da ansiedade do paciente durante a realização de procedimentos.
Um estudo feito no Japão com operadores de processamento de dados mostrou que a utilização de determinados óleos essenciais aspergidos no ambiente melhoraram a produtividade dos empregados e reduziu o stress. Alguns trabalhos em unidades pediátricas de oncologia sobre a utilização de arte (pinturas) ao longo dos corredores das unidades de internação trouxeram relatos de bem estar por parte dos familiares. Estudos indicam que a arte psicologicamente apropriada pode ter resultados positivos sobre a pressão arterial, ansiedade, ingestão de medicamentos para dor e tempo de permanência hospitalar. Cada vez que se acessa uma base de dados para fazer um levantamento bibliográfico nesse tema, encontram-se novos trabalhos, o que mostra o empenho dos pesquisadores em buscar evidências científicas sobre a utilização das TCS. 

Nursing - Por serem consideradas formas alternativas de cuidar, como as terapias 
complementares são vistas pelos profissionais da área de saúde? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - O uso das TCS é controverso entre os profissionais de saúde. A aceitação da prática de acupuntura e de homeopatia pelo Conselho Federal de Medicinal (CFM) tem proporcionado um avanço na utilização dessas TCS. À medida, que se observam efeitos positivos na utilização das TCS e promulgam-se leis que liberam a utilização de Terapias Naturais nos serviços de saúde, como a lei 13.717/2004/ SMSSP, abrem-se espaços para sua utilização nos serviços de saúde e desperta o interesse dos profissionais de saúde em aprendê-las e praticá-las.
A Portaria 971/2006/MS que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde, apenas incluiu no documento a acupuntura, a homeopatia, a fitotrerapia o termalismo social. Observam-se assim, avanços e retrocessos na regularização das TCS no sistema de saúde do país e na aceitação das muitas TCS pelos profissionais de saúde.
Pela lei 13.717/2004/SMSSP só podem exercer as Terapias Naturais os profissionais inscritos em seus respectivos órgãos de classe, o que dá ao enfermeiro certa vantagem, pois o COFEN reconhece-o como especialista, se possuir a formação necessária.
O National Institute of Medicine através do National Center for Complementary and Alternative Medicine está financiando o projeto "Complementary and Alternative Medicine
(CAM) Education Project Grant," que tem por objetivo oferecer um suporte para a incorporação das TCS nos currículos das escolas de formação de profissionais da saúde em nível de graduação, pós-graduação e educação continuada. As escolas médicas e de enfermagem, membros do projeto, estão desenvolvendo parcerias com instituições que
ensinam TCS para desenvolver cursos a serem inseridos nos currículos das escolas. Não tardará para que também no Brasil as escolas da área da saúde incorporem em seus currículos conhecimentos sobre as TCS. 

Nursing - Como a grande maioria de pacientes lida com a inserção das terapias 
complementares no tratamento? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - Pelo fato do atendimento em TC requerer uma avaliação mais demorada do paciente por incluir aspectos emocionais e espirituais, além dos físicos, os pacientes tendem a aceitá-los bem. Antes da oferta de TCS pelos serviços de saúde, era habitual observarmos entre pacientes oncológicos o uso de fitoterápicos, cromoterapia, oração e outras práticas energéticas.
Os serviços de saúde estão abrindo espaço para o atendimento em TCS a saúde, principalmente de acupuntura e homeopatia, por serem técnicas reconhecidas pelo CFM e por integrarem a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. A mídia já divulgou atendimentos de acupuntura no Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas, Hospital do Servidor Municipal, entre outros. O Hospital do Servidor Público Municipal incluiu a meditação em terapias pré e pós-cirúrgicas e no tratamento de hipertensos e de pacientes com quadros de dor crônica.
Embora os pacientes com problemas crônicos como dores músculo-esqueléticas ou câncer freqüentemente recebam prescrições ou orientações para utilização TCS, creio que ainda é grande a iniciativa do cliente na sua utilização. 

Nursing - Qual é a opinião da senhora em relação as terapias complementares? 

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini - Há um movimento para a salutogênese e as TCS são de extrema importância para que o indivíduo compreenda a origem de seus desconfortos físicos, emocionais e espirituais. É conhecendo o que nos incomoda que podemos iniciar um processo de transformação. A utilização das TCS favorece os indivíduos com doenças crônicas a controlarem sua doença e a alterarem seus hábitos de vida, incorporando atitudes e comportamentos saudáveis.
Nem todo o enfermeiro tem habilidades ou afinidades para atuar como terapeuta complementar em saúde, mas tem o dever de conhecer as TCS para melhorar a comunicação com o paciente e saber orientá-lo. Os estudos divulgados nas bases de dados científicos e nossas experiências pessoais e profissionais na utilização das TCS apontam que a utilizam dessas práticas é viável e de extrema importância na promoção à saúde. Atualmente, tenho uma aluna de mestrado que irá realizar um estudo de intervenção em idosos para verificar sua efetividade na melhora da auto-estima. A grande dificuldade na investigação com o uso das essências florais é como comprovar seu mecanismo de ação na racionalidade ocidental e como medir objetivamente seu efeito, além do fato de não estar entre as práticas integrativas e complementares aprovadas pela portaria 971/2006/MS. Com persistência, e acreditando no valor da TCS na promoção à saúde e no desenvolvimento de nossa auto-consciência, um dia todas as TCS serão amplamente usadas com sua merecida compreensão científica.

Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. 

Um comentário: